Mais de 150 migrantes sequestrados no México são resgatados

As autoridades mexicanas resgataram, nessa segunda-feira (7), 159 migrantes centro-americanos, incluindo 50 crianças, sequestrados no estado mexicano de Puebla, quando tentavam chegar aos Estados Unidos. O grupo, da Guatemala, Honduras e El Salvador, foi salvo em segurança após “várias operações especiais”, informou, nesta terça-feira (8), a agência de notícias Efe, que cita fonte do ministério. Oito pessoas foram presas.

De acordo com as autoridades, as vítimas teriam realizado um pagamento aos alegados traficantes – 40 mil pesos (cerca de R$ 7,2 mil) – para serem levadas para a fronteira com os Estados Unidos, mas acabaram sequestradas no estado mexicano de Puebla, no centro do país.

Em Puebla, os suspeitos teriam privado os migrantes de todos os pertences e exigido às famílias o pagamento de resgates através de transferências bancárias.

As vítimas já receberam atendimento médico e prestaram declarações às autoridades. Os estados do sul e centro do México são locais de passagem obrigatórios para os migrantes que procuram chegar aos EUA.